Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui:
Início do conteúdo da página

Carta Brasileira para Cidades Inteligentes

Publicado: Sexta, 23 de Agosto de 2019, 12h35

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) é responsável pela organização de processo colaborativo para a elaboração da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes.

O objetivo é consolidar uma visão nacional sobre o tema, por meio da Carta, numa perspectiva convergente de uso responsável e inovador da transformação digital para um desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo. O documento também orientará políticas públicas, linhas de financiamento e ações estratégicas nas diferentes escalas de governo, oferecendo oportunidades para que os entes federados desenvolvam projetos alinhados às políticas setoriais e a essa visão comum. A carta oferecerá recomendações aos municípios sobre como usar a transformação digital para promover um desenvolvimento urbano mais sustentável.

O MDR coordena o processo da Carta em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). A iniciativa é apoiada pelo Projeto de cooperação técnica Brasil-Alemanha ANDUS (Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável) projeto financiado pelo Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) da Alemanha e implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

 

Conheça mais sobre os objetivos e o processo da carta!

 

Construção da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes

Para o processo da construção da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, o MDR cria e mantém uma plataforma de diálogo com representantes de municípios brasileiros, instituições de pesquisa, de financiamento, órgãos nacionais, setor privado e sociedade civil.

 Ao longo de um ano, com elementos metodológicos como oficinas de trabalho, eventos internacionais e foros de participação publica, os representantes vão colaborar para construir uma visão comum.

 

Lançamento do processo da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes – Smart City Expo Curitiba 2019

Em 21 e 22 de março de 2019, o Ministério do Desenvolvimento Regional junto com o projeto “Apoio a Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável – ANDUS”, participou do evento Smart City Expo em Curitiba/PR.

O objetivo do congresso foi proporcionar uma imersão para municípios, empresas, pesquisadores e representantes mundiais que buscam conhecer e discutir sobre os conceitos de cidades inteligentes.

O MDR - com apoio do projeto ANDUS - aproveitou esse evento para lançar o processo nacional de formulação de uma Carta Cidades Inteligentes no Brasil. O processo participativo dessa carta facilita a articulação de políticas, programas, inciativas e investimentos públicos a partir de uma visão comum.

A carta tem o objetivo de orientar municípios e atores no nível federal como gerir a transformação digital a fim de promover o desenvolvimento urbano sustentável. Para começar o debate sobre conteúdo e processo da Carta, o Projeto ANDUS promoveu dois Side Events durante a Smart City Expo.

  • O primeiro Side Event, realizado em 21 de março de 2019, tinha como objetivo fornecer uma visão geral sobre o estado da arte das cidades inteligentes no Brasil e contou com a presença de experiências da Prefeitura de Fortaleza (Citinova – Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação) e a Rede Nacional de Telemedicina (RNP), além de uma troca de experiências sobre experiências na Índia e Alemanha. 

  • O segundo Side Event, que aconteceu em 22 de março, visava debater sobre a ideia de formulação de uma Carta para Cidades Inteligentes no Brasil, além de coletar opiniões, requerimentos e sugestões para o conteúdo e processo da carta. A mesa contou com a presença de instituições como InternetLab, Parque Tecnológico ITAIPU, Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES e Universidade de São Paulo – USP.

 

painel1  painel2 
Desenhos gráficos das discussões
Clique nas imagens para baixar

 

 

1 2 3  4
 5  6  7  

 

 

 

Carta Brasileira para Cidades Inteligentes

QUANDO: 27 e 28 de agosto de 2019

ONDE: Parque Tecnológico de Brasília – BioTIC

O primeiro passo da construção colaborativa da Carta será uma oficina de dois dias, que oferecerá um espaço de encontro e troca de experiências de atores chaves que estão trabalhando em vários âmbitos sobre os temas de Cidades Inteligentes e Transformação Digital no território no Brasil.

OBJETIVOS DA OFICINA

  • - Pactuar uma visão nacional comum sobre “Cidades Inteligentes”;
  • - Construir a convergência entre “desenvolvimento urbano sustentável” e “transformação digital”;
  • - Constituir uma plataforma de diálogo entre os participantes;
  • - Estabelecer um mecanismo de cooperação ao longo do processo de elaboração da Carta.

 

   •   2ª oficina de trabalho
   •   3ª oficina de trabalho

Fim do conteúdo da página