Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui:
Início do conteúdo da página

Cooperação Brasil - Alemanha

Publicado: Sexta, 12 de Julho de 2019, 09h28

mapasBR AL

O Projeto ANDUS fomenta diálogos periódicos entre as nações. “Cidades Inteligentes” é um tema em destaque na Parceria Urbana Brasil-Alemanha.

Recentemente, foi lançada uma plataforma para a construção da “Carta Brasileira sobre Cidades Inteligentes” - documento nacional de referência para políticas públicas.

 

O financiamento do projeto

O Projeto ANDUS é financiamento pelo Ministério do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear alemão, o Bundesministerium für Umwelt, Naturschutz und Reaktorsicherheit - BMU, por meio da Iniciativa Internacional de Proteção do Clima (Internationale Klimaschutzinitiative - IKI).

A Cooperação técnica é conduzida pela Agência Alemã de Cooperação Internacional a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH - GIZ, encarregada de executar o Projeto juntos ao Ministérios do Desenvolvimento Regional e Ministério do Meio Ambiente brasileiros.

 

Os atores

 

Equipe Executiva (EE) e grupo da pactuação política federal – membros do Ministério do Dsenvolvimento Regional - MDR, do Ministério do Meio Ambiente - MMA e do Projeto Andus (Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável), coordenam o processo.

Grupo Cidades Inteligentes (CGI) – composto por órgãos federais dos poderes executivo e legislativo, órgãos municipais, estaduais e distritais, bancos, sociedade civil, entidades de ensino e pesquisa, setor privado e agências internacionais. O GCI participa das oficinas e dos grupos de trabalho para a construção da Carta.

A participação também será aberta à sociedade civil por meio de plataforma de consulta pública.

 

 

rodape MDR GIZ

Fim do conteúdo da página