Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Habitação > EEDUS > Uncategorised > Diálogo sobre Eficiência Energética focado na Zona Bioclimática 03
Início do conteúdo da página

Diálogo sobre Eficiência Energética focado na Zona Bioclimática 03

Publicado: Segunda, 17 de Fevereiro de 2020, 16h34

DEE ZB03
Diálogo sobre Eficiência Energética – Zona Bioclimática 03 (Fonte: GIZ)

O Projeto EEDUS – Eficiência energética no Desenvolvimento Urbano Sustentável – Foco: Habitação Social, convênio entre a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) pela Secretaria Nacional de Habitação (SNH), promoveu o primeiro Diálogo sobre Eficiência Energética focado em Zona Bioclimáticas. O evento ocorreu dia 27 de novembro de 2019, em Campinas (SP), tendo como anfitriã e apoio a COHAB de Campinas.

O Diálogo sobre Eficiência Energética – Zona Bioclimática 03 (DEE-ZB03) teve como objetivos apresentar o conteúdo do projeto EEDUS para as regiões e contribuir para a formação de uma cultura de eficiência energética dos atores envolvidos em projetos de habitações de interesse social, tais como prefeitos, secretários e técnicos municipais e construtoras. Além disso, deseja-se identificar boas práticas locais e regionais, práticas inovadoras, conhecer seus resultados positivos e negativos e identificar os desafios para a implementação, em âmbito local, de melhorias de eficiência energética.    

Este encontro vem complementar o projeto EEDUS na medida que traz a discussão para uma situação específica, que é a adequação dos projetos às zonas bioclimáticas do Brasil e neste caso à Zona Bioclimática 03.

A observação das informações da zona bioclimática é importante em projetos ou adequações de habitações para proporcionar um maior conforto, menor custo de energia para o usuário da mesma e melhoria dos indicadores de eficiência energética do Brasil.

O DEE ZB03 propôs a discussão dos temas:

  • Realidades locais, assim como possibilidades de inovação e de adequação às melhorias de eficiência energética de projetos atuais e futuros.
  • Aplicabilidade de tecnologias e técnicas de eficiência energética e conforto nas Habitações de interesse social.
  • Possível inclusão de diretivas de eficiência energética no código de obras adaptados as necessidades bioclimáticas locais.
  • Capacidades dos poderes públicos, órgão de financiamento e construtoras discutir adequações de eficiência em projetos ao ambiente, ao aspecto de formação dos futuros usuários e à construção.

As palestras encontram-se disponíveis no Canal do Projeto EEDUS no youtube.

">

Fim do conteúdo da página