Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Habitação > Publicações - Pesquisas e Estudos > Secretaria Nacional de Habitação > Biblioteca SNH > Livro Demanda Futura por Moradias 2010-2040
Início do conteúdo da página

Livro Demanda Futura por Moradias 2010-2040

Publicado: Terça, 10 de Julho de 2018, 14h40

Demanda Futura por Moradias 2010-2040

Sistema de dados – Demanda Futura por Moradias 2010-2040

Desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense, em parceria com a Secretaria Nacional de Habitação, o livro denominado Demanda Futura por Moradias: Demografia, Habitação e Mercado, traz um novo olhar para o futuro da questão habitacional no Brasil, prospectando a necessidade de formação de domicílios para atender a dinâmica demográfica dos próximos 22 anos.

Pelo que resta demonstrado nos estudos realizados, um Brasil bem diferente se projeta para o futuro na questão da moradia. Até 2040, haverá menor pressão por domicílios, menos pessoas morando sob o mesmo teto e mais cidadãos vivendo solitariamente. Por outro lado, a própria residência vai se tornar cada vez mais os locais onde mais brasileiros irão trabalhar. Além disso, projeta-se também que a busca por aluguéis tenderá a crescer em relação à demanda por aquisição da casa própria.

A Secretária Nacional de Habitação, Maria do Socorro Gadelha Campos de Lira, ressalta que a publicação traz um estudo detalhado sobre a projeção da demanda futura por moradias no Brasil, apresentando resultados para os estados e municípios no horizonte temporal delimitado entre os anos de 2010 a 2040.

O estudo visa atualizar as estimativas da demanda futura por moradias dando continuidade ao trabalho coordenado pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realizado entre 2007 e 2009.

Destaca-se que este trabalho é mais um esforço realizado pelo Ministério das Cidades com o objetivo de ampliar o conhecimento relacionado ao setor habitacional no Brasil, que, com certeza, subsidiará a atualização do Plano Nacional de Habitação (PlanHab), além de servir de ferramenta de apoio aos estados e municípios em seus planejamentos regionais e locais.

Anexo - Parte 2

Anexo - Parte 3

Anexo - Parte 4

Fim do conteúdo da página