Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Palestrantes

Publicado: Quinta, 08 de Janeiro de 2015, 15h37

OficinaImplementacaoAreasLOGO

A Oficina - Programação - Palestrantes - Avaliação - Realização

Beatriz Cerqueira Lima

Coordenadora Geral do Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador (Secretaria de Cultura do Estado), é formada em arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (UFBa) com pós graduação e mestrado em Administração de Empresas. Coordenou de 2008 a2010 a elaboração do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador e atuou articulando parceiros para viabilizar projetos e ações voltadas para a sustentabilidade econômica, urbanística e social do local. Atualmente coordena a implantação do referido Plano. Com vasta experiência na área de reabilitação de centros das cidades brasileiras, foi diretora de Planejamento Habitacional da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), onde era responsável pela coordenação e consultoria técnica de projetos, com destaque para o Monumenta e Rememorar, programas de recuperação do patrimônio cultural urbano brasileiro. Em Brasília, ocupou o cargo de Gerente Nacional de Prestação de Serviços da Caixa Econômica Federal, coordenando e desenvolvendo novos projetos, programas e negócios. Na Bahia, foi Gerente de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal e criou metodologia para utilização de recursos da Lei Rouanet voltados para habitação de interesse social, participando inclusive do desenvolvimento da Política Estadual de Habitação de Interesse Social da Bahia (PHIS).

Claudiana Cruz dos Anjos

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Piauí (2001) e especialização em História da Arte e Arquitetura pelo Instituto Camilo Filho (2002) e História Cultural pela UFPI (2008). Foi chefe da Divisão Técnica da Superintendência Estadual do Iphan no Piauí e atualmente é Superintendente Estadual do mesmo órgão. Possui experiência em arquitetura e urbanismo com ênfase em Gestão do Patrimônio Cultural e planejamento urbano.

Cléo Alves Pinto de Oliveira

Arquiteta e Urbanista e Pedagoga pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Foi Analista de Gestão, Proteção e Restauro do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – IEPHA-MG entre 2006 e 2009. É Analista de Infraestrutura do Ministério das Cidades desde 2009 onde faz parte do Departamento de Planejamento Urbano da Secretaria Nacional de Programas Urbanos e trabalha com o tema da reabilitação urbana. É especialista em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP tendo apresentado a monografia "Educação Patrimonial no Iphan" e membro suplente do Conselho Nacional de Política Cultural, representando o Ministério das Cidades.

Margareth Matiko Uemura

Arquiteta e urbanista. Mestre em Estruturas Ambientais e Urbanas com especialização em Desenho e Gestão do Território Municipal. De 1989 a 2009, trabalhou em Administrações Públicas na elaboração de Políticas Públicas que buscam planejar e desenhar o território de maneira inclusiva. Participou da elaboração e implementação dos Programas de Reabilitação de Centros nas cidades de São Paulo e Santo André. Participou da elaboração do Programa Nacional de Reabilitação de Áreas Centrais no Ministério das Cidades, onde acompanhou os projetos urbanos em sete capitais (Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém). Foi consultora da UNESCO e do Iphan para o Plano do Centro Antigo de Salvador e para a implementação dos Planos de Ação para Cidades Históricas. Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no Curso de Especialização - Economia Urbana e Políticas Públicas e professora da graduação na disciplina de Projeto e Planejamento Urbano e orientadora de trabalhos de graduação final na Universidade Bandeirantes. Coordena pelo Instituto Polis um programa que discute moradia para baixa renda nos centros das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza e Belém.

Paulo Meneses Leite

Possui licenciatura Plena em Geografia (1970) e em Pedagogia (1974) pela Universidade Federal de Sergipe. Foi Diretor do Museu de Sergipe em São Cristovão (1971/1973); Secretário Municipal de Cultura de Laranjeiras/SE (1997/2000); Secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento do Município de Laranjeiras (2000/2007) e Coordenador Geral do Programa de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável de Laranjeiras/SE (2001/2004). Atualmente é membro do Conselho Curador do Fundo Municipal de Preservação de Patrimônio Histórico e Cultural de Laranjeiras e desde 2007 é Secretário Municipal de Planejamento da Prefeitura Municipal de Laranjeiras/SE.

Yole Milani Medeiros

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1997) e mestrado pela Development Planning Unit, University College London (2001). Possui treze anos de experiência na área de Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Urbano, atuando principalmente nos temas da gestão pública, controle social, planejamento urbano e preservação do patrimônio cultural urbano, em diversos ambientes que variam entre o acadêmico, movimentos populares, organizações privadas, organizações internacionais e, particularmente, em órgãos públicos em municípios de pequeno e grande porte e/ ou inseridos em contexto metropolitano. Em sua atuação trabalhou ainda especificamente com captação de recursos e relação com agente financiador de projetos de desenvolvimento durante sete anos e na área do planejamento estratégico participativo, durante outros cinco anos. Atualmente é Coordenadora-Geral de Cidades Históricas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan.

Fim do conteúdo da página